As mentiras que impedem seu Home Office crescer - O Blog da Jack
22 dezembro 2017

As mentiras que impedem seu Home Office crescer

As mentiras que impedem seu home office crescer


Desde quando iniciei este blog montei meu espaçozinho, sim, preciso mesmo até modificar a palavra dando a ela um diminutivo que não existe, pois estou me referindo sem sarcasmo de um espaço bem minúsculo no cantinho do meu quarto, e como moro em apartamento, é realmente muito pequeno, trata-se apenas de um mesa que mede 60 x 43 com um notebook "velhinho de guerra" em cima, meu celular "outro velhinho", canetas e papeis que quando vou usar, preciso abrir/encontrar espaço na mesa minúscula, empurrando as coisas que estão por cima ou acabo utilizando um caderno no meu colo.

Trabalhar em casa em um escritório no famoso estilo Home Office não é tarefa fácil, nunca foi. Se você embarcou nessa empreitada ou está pensando em embarcar acreditando que assim você poderia fazer uma tarefa dupla, como por exemplo, se dedicar a um trabalho administrativo online, enquanto segura teu filho no colo, desculpe te desapontar, você se enganou e feio! :( 

Eu digo por minha própria experiência (ainda não vasta, mas válida). O fato é, o espaço que tenho é definitivamente pequeno, mas não é o que me incomoda. Os incômodos acontecem quando o trabalho por alguma razão não flui e isso é para qualquer pessoa, para qualquer trabalho. Mas quais razões, quais motivos? Eu te digo, as mentiras que impedem seu home office de crescer.           

O trabalho em um home office é a tendência de mercado que tem sido a "bola da vez" entre as pessoas que não tem emprego fixo e como todo mercado concorrido exige dedicação, paciência, investimento de tempo, riscos e tudo mais. 

Mas será mesmo que vale a pena investir nessa tendência?

Sim, é claro que vale! Mas não vale fazer um trabalho relaxado e acreditar que assim ganhará mercado e dinheiro, não é mesmo?
O que vale é você se dedicar naquilo que faz de melhor, obter bons resultados e ser reconhecido por sua competência e habilidade. E isso não é bem novidade, é de novo, para qualquer pessoa, qualquer trabalho.

Se você se identificou com descrição acima, está sem trabalho fixo e quer iniciar seu home office, então porque não começar? 

Medo? Sim, claro! E você não é a única pessoa do mundo.
Dúvidas? Acredito que sem perguntas não teríamos respostas.
Preguiça? Bom! Nesse caso sim é bom repensar!  

Existem algumas mentiras que as pessoas te contam para tentar te desanimar antes mesmo que você inicie seu home office, eu separei algumas delas para esta postagem. Vejamos:

1. Não vou conseguir porque nunca trabalhei com administração.

Eu já ouvi falar que as pessoas que iniciam seu trabalho em casa em seu home office são pessoas que tem alguma experiência na área administrativa. Sim, isso é bem válido e se você já trabalhou na administração de qualquer lugar, saberá facilmente como responder a um e-mail, falar ao telefone ou utilizar a agenda. Mas não é bem uma regra, se você não tem experiência alguma, isso findará com aprendizagem do dia-a-dia que se seguirão. E se sentir que precisa de especialização com rotinas administrativas, o tio Google tem vastas opções de cursos gratuitos.  

2. Não vou conseguir porque não tenho dinheiro.

Existe um ditado popular um tanto engraçado "Mas, dinheiro não é o problema, é a solução!" Ok, concordo que quem inicia um negócio tem a preocupação com gastos, mas isso depende muito de qual atividade você irá realizar. Em geral os gastos em um home office são baixíssimos, nada que assusta ninguém, mas sim, existem e eles aparecerão no decorrer desta empreitada e dependerão muito da qualidade do seu serviço. Em contra partida um serviço bem executado tem melhor reconhecimento e se o reconhecimento for financeiro então o investimento valeu a pena. Matemática simples!   

3. Não vou conseguir porque não sei o que fazer e nem como fazer.

Em geral as pessoas procuram fazer aquilo que mais se identificam, em outros casos há pessoas de formação/graduação que atuam em casa. Se você é do primeiro grupo de pessoas que não tem determinada formação mas se identifica com algum assunto que pode ser trabalho em um escritório em casa, comece a pesquisar o que de melhor você pode oferecer para seu público. Leia 42 ideias de trabalho como secretária remota pode ser útil se você estiver com dúvidas do que oferecer. 

4. Não vou conseguir porque tenho medo de falhar

Não. Se esse é o seu medo você precisa trabalhar isso em você! Não se inicia nada sem a consciência de que riscos existem. O mais correto a fazer é conhece-los, pesquisar quais são, minimizá-los um a um e assim vencer os obstáculos. Não há melhor professor no mundo do que seu próprios erros e a melhor maneira de aprender é experimentando. Há quem diga que se aprende com os erros dos outros, mas nada é como sua própria experiência vivida e os erros estão contidos nas experiências. 

5. Não vou conseguir porque não rende o suficiente.

Bom, isso depende do que você entende por rendimento e quanto você espera que isso irá lhe render. Se estivermos falando em rendimento extra, entenda que extra se coloca no lugar de completar uma renda, ou seja, não é o todo da sua renda, é só um complemento. Agora se você não tem renda nenhuma e espera que este trabalho seja o todo da sua renda, então terá que se dedicar pelo o todo também. Tenho um post que fala um pouco mais sobre trabalhar como freelancer dá dinheiro? Veja lá! 

6. Não vou consigo porque não sei separar afazeres de casa e trabalho.

Sim, esse é um grande problema! E vou te convidar para sentar aqui do meu ladinho, eu também estou trabalhando nesse ponto. É difícil pakas separar os afazeres de casa quando se trabalha em casa, mas com determinação você consegue! Vou te falar o que tento fazer. Eu trabalho as tardes quando meus filhos estão na escola, pela manhã procuro adiantar tudo o que é da casa, as vezes consigo, as vezes não. Quando chega o meu horário de trabalho, não troco uma coisa por outra. Mas a verdade é que bate sim aquela ansiedade quando você não consegue finalizar determinada tarefa, tanto de um lado quanto do outro. Isso é questão de ajustes e ajustes se dão com o tempo.         

7. Não vou conseguir porque não sei a hora de parar e desligar.

Esse é um ponto também que só trabalhando é que você vai se ajustando. Eu não sofro desse mal, na verdade eu até gostaria de me dedicar nas silenciosas madrugadas, mas não o faço, já fiz em pouquíssimas vezes. Você precisa entender que a determinação de horário é você quem faz, assim como a determinação de qualquer outra coisa, metas por exemplo, precisam ser mensuráveis (aquilo que é possível alcançar) da mesma forma o horário de trabalho, mensurável/medido. Se estivermos falando do cumprimento de um prazo é compreensível um esforço maior, mas não vá ficar estipulando prazos mínimos para depois ficar atarefado demais e sem conseguir se desligar.

Essas são algumas das mentiras que nos falam ou falamos para nós mesmo. Mas, se são mentiras não são dignas de créditos. Podemos passar por cima delas! 

Para finalizar, vou te mostrar o meu cantinho, espaçozinho, home officezinho, é realmente tudo tão "inho", mas é também de todo "ão", coração, paixão, trabalhão. Veja! :)




Ahh! Por favor, me conta como é o seu espaço de trabalho, inho ou ão?

Ainda não tem? Espero que não seja pelas mentiras que impedem seu home office cresce!
Bora arregaçar as mangas e trabalhar duro?!


18 comentários:

  1. Gostei que vc compartilhou seu cantinho. Trabalhar em casa não é fácil, requer disciplina, tempo e organização. Quem quer consegue ir ao longe.
    big beijos

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores problemas é não tentar, nem ao menos se dar uma chance. Isso faz com que a gente perca tempo e deixe de realizar muitos sonhos.

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA me identifiquei com os itens 6 e 7! Arrasou com o post! E mesmo que seja um “cantinho” vale a pena, né? Até ajuda a separar quando voce ta trabalhando e quando ta só em casa de boa, que nem no item 6!

    ResponderExcluir
  4. Amei conhecer o seu cantinho, trabalho em casa e temos que ter muita disciplina, pois tudo ao redor pode nos tirar do foco!

    ResponderExcluir
  5. Colega! Eu entendo exatamente a sua situação, a minha mesa é minúscula, tem momentos que parece que só cabe muito mal o Notebook, queria deixar ele melhor, quem sabe mais no futuro né!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Eu gostei do post, tenho vontade de trabalhar de home office. Eu adorei seu cantinho ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana o seu cantinho! Também trabalho em casa como home office é isso é meu trabalho fixo... Trabalho para uma empresa de programação... Sou programador web e mobile, e me dedico totalmente a isso no horário de trabalho da empresa que é das 8 as 18 horas!

    ResponderExcluir
  8. Seu post está excelente!! Ótimas referências também! Eu tenho um home office pequeno também, mas tenho tanto prazer em trabalhar nele, que tudo parece gigante! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do seu cantinho viu! É muito importante ter um espaço e um horario pra trabalhar!

    ResponderExcluir
  10. Bacana. O Home Office tende a crescer muito ainda. O mundo cada vez mais necessita de mentes criativas e penso que este modelo de se trabalhar, favorece a criatividade de um modo em geral. Mas requer disciplina. Muito sucesso para você.

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente amei o post, super ultio e ja estou levando algumas dicas comigo ❤

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post! Um tapa na cara pra gente tomar vergonha na cara e parar de mentir pra nós mesmos. Somos capazes sim! <3

    ResponderExcluir
  13. eu ainda não consegui montar meu cantinho. por isso o que ta servindo de mesa no momento, é o braço do meu sofá.

    ResponderExcluir
  14. Virei home office ano passado. Não tem coisa melhor que ser dona do seu horário e rotina! Mas é preciso ter bastante disciplina.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou home office e é uma maravilha quando você tem disciplina e consegue administrar a rotina.
    Eu amei as suas dicas e são valiosas para quem vai embarcar nesse mundo.

    ResponderExcluir
  16. O segredo é começar, e realmente da muito medo mas é se tentando que se consegue!
    Estou na luta a um ano, levando super a serio e tenho colhido bons frutos!

    ResponderExcluir
  17. também moro em apartamento e bem complicado no quesito tamanho .

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!



Atualizações do Instagram

Topo