Como começar a trabalhar como Freelancer

29/05/2017

Por onde eu começo a trabalhar como Freelancer?


Você quer começar a trabalhar como freelancer mas não sabe os mecanismos, não sabe por onde começa e nem como faz para começar? Pode sentar e iniciar a leitura! Gostaria de café?

Antes de tudo vamos pensar em como está a sua situação atual, você precisa ser bem sincero consigo mesmo. O trabalho como freelancer é uma tendência que cada vez mais cresce, mas será mesmo que é para você? Ou será mesmo que essa é a hora?

Quem não pode ser freelancer (mergulhando de cara)?


Você precisa saber que a vida de um freelancer não é uma vida de dinheiro fácil, aqueles que acreditam nas mensagens que se vê por aí do tipo: "ganhe 10 mil por mês sem sair de casa" enganam-se redondamente. Então, por favor: 
  • ● Não vá largar o seu trabalho fixo para viver só de freelancer sem antes estar consolidado.
  • ● Se você é mãe/pai de família ou tem dependentes da sua renda principal, não entre nessa achando que isso será o suficiente logo de cara para teu orçamento familiar.
  • ● Se ficou desempregado e tem compromissos a vencer, não fique só na dependência de ser um freelancer, o início é dureza. 
Outro aspecto que é preciso mencionar é se você é do tipo acomodado que não gosta de se atualizar para ser competitivo. Repense! Nessa carreira, você estará sozinho, terá que correr atrás de aprender coisas novas, melhorar suas habilidades, fazer buscas, pesquisas, insistir, insistir e insistir. 

Quem pode ser freelancer?


Um profissional autônomo, o conhecido atualmente como Freelancer, qualquer pessoa com habilidades em desenvolver um trabalho pode ser, mas considere alguns pontos necessários de atenção para não enterrar a carreira logo após inciá-la.  

  • 𝟭 - Se você não tem dependentes do seu orçamento ou tem ajuda na sua casa de alguém que já cumpre o gastos com as despesas e você deseja ajudar, então sim, esse é o emprego certo para você investir seu tempo.

  • 𝟮 - Se você tem um trabalho fixo e ainda encontra tempo para um rendimento extra e consegue se dividir para atender os dois trabalhos, ótimo você também se encaixa.

  • 𝟯 - O mais indicado é que você tenha em mente e inicie como um rendimento extra, vá aos poucos, ganhando conhecimento, prática, mercado, aprendendo os mecanismos e tudo que for alavancando tua carreira.
Certo, agora que você sabe se se encaixa e decidiu que quer, vamos começar?!

Defina sua área de interesse.


Agora chegou a hora de você pensar no que você vai vender online, qual habilidade você tem para oferecer para as pessoas/empresas.

As opções de trabalho como um Freelancer são muitas, ainda mais online, mas você que está começando precisa definir uma.

Se você é uma pessoa muito habilidosa e que deseja obter diferentes trabalhos online, cuidado! O chamado faz tudo pode não ser muito bem visto. Há pessoas que consideram esse faz tudo um curioso e não se concentra no que vai trabalhar. O ideal é que você então se cadastre em vários sites de freela (e tem de monte) e ofereça um serviço diferente do outro para cada um deles.

Se na verdade você se sente o oposto, sem habilidade nenhuma, bem vindo ao clube! rsrs. A maioria das pessoas acham isso, eu sempre achei, mas você descobre que não é verdade. Já pensou se você desenha, é designer, pode oferecer um trabalho fazendo logotipos personalizado ou um avatar ou um mascote, etc.

Talvez você domine um programa específico, como Photoshop, Apresentação em PowerPoint, é bom em planilhas de Excel, sabe tudo sobre edição de vídeos, quem sabe você pode trabalhar com marketing, gerenciando rede sociais. Escreve bem, mas não se considera escritor? Opa! Eis aí uma boa oportunidade, pode trabalhar com criação de conteúdo. Enfim, o leque de oportunidades é imenso!

São realmente muitas opções para quem quer trabalhar oferecendo serviços online. Veja:


     
  
Escolheu sua área de interesse? Se identificou com alguma coisa que "manja muito" ou até mesmo acha que pode aprender mais (e com certeza, vai) mas o que sabe já é um bom início?

Que ótimo! 

Que tal aprender como criar o seu perfil freelancer em uma das plataformas que mais oferece serviços de freela?

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Seu comentário não aparece automaticamente, ele passa antes por uma moderação e para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail). Sinta-se a vontade para interagir!!



Topo