Trabalhar como Freelancer dá dinheiro?

22/05/2017

Trabalhar como freelancer



Trabalhar como freelancer é uma tendência que atrai milhões de pessoas, todos os dias. Mas, o que na verdade significa trabalhar como freelancer ou o que é um freelancer?

Muita gente não sabe exatamente o que significa a palavra Freelancer e isso é inteiramente normal, então vamos juntos...


O que é um Freelancer?


Freelancer é um termo em inglês, então sinta-se dentro do normal não saber ok? Mas, freelancer em nossa língua propriamente dita significa trabalhador autônomo. Trata-se de um trabalhador que não possui um contrato fixo com uma única empresa, dando a ela possibilidade de trabalhar para várias empresas/pessoas desde que ela mesma gere seus próprios trabalhos e atenda a quem o contratou.
As pessoas se interessam por essa tendência por tratar-se um trabalho com algumas flexibilidades, a três mais atraentes são: 

➜ Horário flexível.  


Eu trabalho no blog bem cedinho, por volta das 5:30 estou aqui produzindo postagens, enquanto todos de casa ainda dormem. Se você gosta e prefere essa é a oportunidade, a quem goste e se sente mais produtivo trabalhando nas madrugadas, finais de semana e feriados, horários em geral fora do comum. Se não gosta, tudo bem, você não terá um horário marcado e nenhuma pressão para "bater cartão". Mas, atenção! Isso não quer dizer que você fará um trabalho relaxado. Observe-se para cumprir os prazos!

➜ Mobilidade flexível. 


Ninguém merece passar horas no trânsito não é mesmo? É comprovado que isso causa mais estresse que o trabalho propriamente dito e executado na empresa. Pois bem, trabalhando como freelancer a sua mobilidade fica por tua conta, em casa, no escritório, na biblioteca, na faculdade. Cuide-se apenas para cumprir presença no local e horário agendado com o cliente, se você agendou uma reunião..

➜ Produto/serviço flexível. 


Trabalhar com o que se gosta de fazer é uma das melhores qualidade de vida que um profissional pode alcançar e como freelancer há essa possibilidade. Você escolhe bem o que vai oferecer de produto/serviço, diferente de um profissional de contrato fixo que se depara com aquele servicinho chato que o chefe deixou para ser feito à 5 minutos do término do horário de expediente.

Uau! Esse é o emprego dos meus sonhos!
Mas, isso dá dinheiro?



Quanto ganha um freelancer?

Essa é a pergunta que não quer calar, mas não é muito difícil de responder, pois é só pensar quanto ganha um profissional contratado? Você sabe que não são todos os profissionais de contrato fixo e que fazem o mesmo serviço, tem os mesmo salário certo? Embora há legislação para isso, mas na verdade, tudo depende de muito fatores. No caso de um profissional autônomo deve-se considerar algumas questões.

O freelancer tem experiência ou é inexperiente? Tem um bom portfólio para apresentar? Aceita pequenos trabalhos? Tudo irá depender de seu crescimento, suas habilidades para de fato pensar em quanto ganha um freelancer.


As desvantagens de ser freelancer.


Como todo emprego normal, o freelancer tem suas desvantagens e a maior delas é a falta de estabilidade. Um profissional com contrato fixo tem uma garantia de ficar "estável" nos primeiros meses se por ventura ficar desempregado. O freelancer não tem estabilidade alguma, ele próprio precisa correr atrás dela. Mas, sim é possível conseguir, você precisará se controlar nos meses bons e não passar tanto aperto nos meses ruim. Com um tempo você aprende a ter cautela.


Eu quero ser freelancer, devo entrar de cabeça?


Calma, agir com extremismo não traz nada de bom, tudo o que for colocado em prática deve ser feito com calma. O bom e velho ditado "a pressa é a inimiga a da perfeição" é verdadeiro. Se você tem um emprego fixo não deve largar tudo de uma única vez para se tornar um freelancer, se assim fizer, com certeza sentirá uma queda brusca no orçamento.

Se você já está sem emprego e como bem sabemos a situação atual no país é dificultosa para encontrar um, aí está uma boa alternativa ou escapada. Poderá investir na carreira de freelancer, pois ficar parado não dá.

Vá com calma, veja e analise o leque de possibilidades de trabalho como freelancer, comece com o que melhor se identifica, ou aprenda aquilo que deseja aprender para trabalhar, estude ao máximo sobre os prós e os contras dessa empreitada e então vá a luta.

Ainda há muito para saber sobre essa tendência tentadora de trabalho. Estudar, explorar e analisar é o caminho sobre que é preciso para iniciar carreira de freelancer. 

➔ É interessante: Como começar a trabalhar como freelancer e descubra um pouco mais.
➔ Veja também: Criando o seu perfil freelancer e comece a sua empreitada.

Ficou com dúvidas? Gostaria de interagir?
Use a caixa de comentários logo abaixo!

Ajude o blog e esse conteúdo alcançar mais pessoas.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Seu comentário não aparece automaticamente, ele passa antes por uma moderação e para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail). Sinta-se a vontade para interagir!!



Topo