A poderosa ferramenta de vendas - WhatsApp

A poderosa ferramenta de vendas - WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de aparelho telefônico mais famoso de todos os tempos, é sem sombra de dúvidas uma ferramenta poderosa de vendas, além é claro de sua principal função, a comunicação instantânea.  

O seu criador Jan Koun, americano de família humilde, filho de pedreiro e babá, recebiam ajuda do governo americano para complementar a renda familiar. Ele estava desempregado e já não tinha muito dinheiro quando começou a desenvolver o App que tinha o objetivo de enviar mensagem de texto semelhante ao SMS mas que partisse da comunicação através da agenda telefônica dos usuários. Junto com seu amigo Brian Acton, que conseguiu os primeiros investidores, o negócio cresceu inesperadamente e eles tornaram-se bilionários.

A poderosa ferramenta de vendas - WhatsApp
Os usuários ativos já passam de bilhões de pessoas.
Cerca de 80% desses bilhões fazem uso do App diariamente.
64 bilhões de mensagens são trocadas em um só dia.

O aplicativo é efetivamente o queridinho por todos, as suas atualizações só melhoram a comunicação. Além das mensagens de textos, enviar áudios, imagens, vídeos, PDFs só completam as suas chances de vendas.

Não acredito que exista dúvidas em utilizar o WhatsApp para vendas, o problema é que a maioria das pessoas não sabe como fazer isso e acabam fazendo de modo errado. Então, separei algumas dicas para te ajudar a vender pelo WhatsApp. 
Vamos a elas? Vem comigo!

1 - Tenha seus contatos salvos. 
Os contatos salvos para o WhatsApp é ilimitado, você não deve usar a desculpa de que já tem gente demais na sua agenda telefônica, é muito necessário se organizar de alguma forma e fazer a sua agenda de clientes. Há quem goste de salvar o nome da pessoa com a palavra cliente depois e deixar o celular colocar na ordem alfabética. Há também aqueles que usam a palavra "cliente" ou a sigla "CL" antes do nome da pessoa e assim a letra C na ordem alfabética fica exclusiva para sua clientela. Esses são detalhes que você decide, mas tenha todos os clientes salvos.

2 - Tenha mensagens personalizadas.
Separe um tempo para criar mensagens personalizadas, de boas vindas, agradecimentos, pós vendas, informativos e tudo que for importante passar ao cliente. Se pensar em investir nas mídias seja sempre breve, não é recomendável um áudio ou vídeo de 3 minutos, nos dias corridos as pessoas são corridas, a não ser que o seu produto requer muita informação e seu cliente saiba que isso é necessário.

3 - Esteja nos grupos de vendas e desapegos.
Esses grupos são efetivamente os campeões para vendas, o que eu participo (como cliente) é o maior, sempre lotado com o limite máximo de integrantes e vejo pessoas "aguardando" para entrar, é também o mais badalado, confesso que chego a silenciar (e depois lamento, pois sempre perco algo que queria comprar). Vá atrás desses grupos, em geral eles estão em condomínios, associações, escolas, empresas, etc.

4 - Não envie spam.
Spam não é bem visto em lugar nenhum do mundo, é na verdade uma grande falta de educação, não é por enviar centenas de fotos, só porque elas são de centenas de cores diferentes, que você irá convencer o cliente a comprar. O bombardeio com mensagens motivacionais, bom dia, boa tarde e boa noite também é outro motivo para criar um desconforto. Evite esse comportamento.

5 - Crie uma lista de transmissão.
A era de selecionar um mensagem e sair repassando de um em um contato já não existe mais, a lista de transmissão faz isso automaticamente, é a ferramenta que envia uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo e dispensa a criação de grupos desnecessários, o único comunicador é o criador da lista, os demais contatos não poderão se comunicar através da transmissão.

6 - Esteja atento e se preciso apague mensagens.
Isso mesmo, outra era que te envergonhava por ter enviado uma mensagem errônea também findou, apagar mensagens no WhatsApp é possível, não aquelas que você enviou há dias atrás, mas as que são recém enviadas, se você observou que enviou alguma mensagem errada, apague simplesmente e se quiser manter uma conduta idônea, envie uma nova mensagem desculpando-se pelo o ocorrido.

7 - Capriche nas fotos
Capriche mesmo, faça fotos limpas, claras e sem poluição visual, nada de imagens trêmulas, escuras ou cortadas. Coloque informações precisar nas fotos como preço, tamanho, altura, largura e/ou condição de pagamento. Isso facilita muito!

Belezinha?
Vai lá, tente! Ofereça seu produto e vem me contar com está sendo a experiência com a poderosa ferramenta de vendas - WhatsApp.  

Um abraço,
Até a próxima!!


  
          

12 comentários:

  1. O WhatsApp pode ser uma mina de ouro nas mãos de quem sabe usar para os negócios, sucesso garantido.
    Bacana a história do criador, não conhecia e acabei me surpreendendo bastante. Fonte de inspiração!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  2. Muito boa dica, os grupos de vendas e desapegos são realmente ótimos para vender mais rápido. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, como vai? Realmemte o Whats app, éum aplicativo que vem revolucionado bastante o que antes era apenas mais um meio que comunicação hoje se torna mais um meio de trabalho, e é importante observar as suas dicas

    ResponderExcluir
  4. Olá, td bem!? Sem dúvidas o WhatsApp se tornou uma poderosa ferramenta e aliada a uma boa estratégia de marketing, o sucesso é garantido. As dicas que você apresentou são super úteis especialmente a número 4. sobre não enviar Spam.
    beijos,

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu ameeei essas dicas, o Whatsapp é muito prático, pra quem trabalha com vendas é um prato cheio!!

    ResponderExcluir
  6. Olá , tudo bem? Realmente o watsapp virou um meio de sobrevivência, kkkk. Ele veio para facilitar as nossas vidas tanto para comunicação pessoal como para trabalho , adorei o post , ótimas dicas . Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Que interessante a história do criador do WhatsApp! Ainda bem que ele teve essa ideia, pois o app é muito útil para muita gente!! Depois do Whats, o telefone fixo ficou esquecido.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacke tudo bem? Que ótimas dicas! Acredita que antes de ler seu post eu nem sabia pra que existia lista de transmissão? Pois é. Já fiquei me matando varias vezes para mandar algo para várias pessoas porque desconhecia disso. Seu post foi muito esclarecedor. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né? A lista de transmissão veio para acabar com esse sofrimento de repassar mensagens de um em um contato. Fico feliz que tenha gostado, bjs!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Nossa, bilhões de usuários? É muita gente né? Eu só uso o app para comunicação mesmo, mas após seu post, percebo o quão útil ele é para compra e vendas. Estou pensando até em procurar grupos assim, então obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas de uso do Whatsapp como ferramenta de auxilio em vendas.
    Acho que no momento é o app mais usados por empresas e para uso pessoal.
    Esse recurso que permite apagar mensagens é maravilhoso, quem nunca se arrependeu de ter mandado uma mensagem?
    Amei seu post, obrigada por compartilhar as dicas.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  11. Dicas maravilhosas! Eu uso muito a lista de transmissão para enviar meus produtos e divulgar posts e super funciona! Todo mundo participa, rsrs.

    Blog da Sah | Instagram | Fan Page

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!

Tecnologia do Blogger.