Proteja sua conta Google de invasores mal intencionados

Como fazer a verificação em duas etapas da Google?

Você já pensou em um dia acordar e ver que sua conta Google não existe mais? Esse é um dos assuntos mais tenebrosos, mas é verdadeiro. A história que vou contar não é uma obra de ficção, antes fosse, mas aconteceu com alguém bem próximo, meu esposo.

Certo dia, em um dia qualquer, comum e corriqueiro ele foi consultar seu e-mail e o endereço eletrônico simplesmente não existia mais. É isso mesmo, não estava lá, havia sumido, sem explicação, sem prévio aviso, sem nada, a coisa toda em um passe de mágica evaporou e é claro TUDO que compunha o e-mail foi exterminado da face da internet.

Ficamos sem entender nada, sem resposta alguma para qualquer pergunta que tivéssemos, não havia uma única explicação, não sabíamos a quem procurar, nem como proceder. Totalmente leigo no assunto, ele resolveu não insistir em procurar por algo que do nada sumiu.

Por sorte, a conta era um conta comum, é claro que ele a usou várias vezes para trocar e-mails impostantes, assuntos de trabalhos, mas preferiu não pensar mais em nada de importante que poderia estar naquela conta, simplesmente para não ter dor de cabeça com isso, bem típico de um homem que não gosta de estender o assunto.

Meu esposo não devia ter nem ao menos ativado Google+, ele é totalmente alheio as redes sociais. Não é blogueiro, mas se fosse teria perdido o blog, teria perdido o G+, teria perdido seguidores, teria perdido tudo aquilo que leva muito tempo para conquistar. 

Você tem um blog? Consegue se colocar no lugar dele? Imagine tamanho o seu desespero, ver que sua ferramenta de trabalho foi deletada, enquanto você dormia, por exemplo?

Assustador não é?

Pois é, há todo o tipo de gente no mundo e gente mal caráter, mal intencionada e de má índole não falta na internet. De alguma forma, conseguem sua senha, entram na sua conta Google e deletam tudo o que há por lá. 

Calma não precisa entrar em pânico! Apenas responda a pergunta:
Seu blog, seu G+, seu G-mail, Google Drive e todos os serviços da sua conta Google estão protegidos?

Se a resposta for: Não ou não sei, vamos aprender a proteger sua conta Google de invasores mal intencionados.


Verificação em duas etapas


Isso, é isso mesmo que vamos fazer, uma verificação em duas etapas, assim qualquer invasor não poderá agir contra a sua conta mesmo que esteja de posse de sua senha.

Mas como funciona?

É bem simples, vou te ensinar a ativar a verificação em duas etapas da sua conta Google, ela funciona como a palavra propriamente dita, terá duas etapas para acessar sua conta, a primeira é a senha e a segunda é um código de segurança que será enviado via sms para seu celular. Assim, se o invasor estiver de posse de sua senha não poderá acessar sua conta, pois não terá o código em mãos.

Ah! Mas o chato é que terei que ficar fazendo esse procedimento toda santa vez que eu for acessar minha conta em meu computador.

Não, isso não é chato, isso é segurança.
E também não, não terá que ficar repetindo isso toda vez, a Google pensou nisso e facilitou a nossa vida. No seu computador que você usa frequentemente, você pode colocar para apenas solicitar a senha, mas em qualquer outro lugar terá que fazer a verificação em duas etapas.

 Vamos aprender? É rapidinho!!    

1. Entre no seu Gmail e clique no símbolo da engrenagem que fica no canto superior, do lado direito, bem embaixo da sua foto.
2. Clique  em Configurações. Você será direcionado para outra tela.
3. No menu horizontal no alto da tela clique em Contas e importações.
4. Clique em Outras configurações da conta do Google
Veja
Como fazer a verificação em duas etapas da Google?

Você foi direcionado para a tela inicial da sua conta Google.

5.Clique em Login e Segurança
6. Role a página até o fim.
7. A verificação em duas etapas está desativada, vamos ativa-la, clique nela. 
Como fazer a verificação em duas etapas da Google?

Agora você foi direcionado para a tela onde ativaremos a verificação em duas etapas.

8. Clique em Primeiros Passos.
9. Será solicitado sua senha, digite-a e clique em próxima.
10. Clique em Tentar Agora.
11. Verifique o seu número de celular e escolha o modo como quer receber os códigos, eu escolhi mensagem de texto. Clique em enviar.
Como fazer a verificação em duas etapas da Google?

Aguarde um instante até o primeiro código chegar (não demora 10 segundos).

12. Digite o código exato que foi enviado ao seu celular
13. Se deu tudo certo, clique em Ativar.
Como fazer a verificação em duas etapas da Google?

É isso! Pode tranquilizar-se!
Sempre que você precisar usar seu e-mail em outro computador terá que estar de posse do seu celular para receber e digitar os códigos. 

Esta postagem foi útil? Você gostou?
Comente e compartilhe aqui logo abaixo.

Nenhum comentário:

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!

Tecnologia do Blogger.