Maneiras de vender artesanato pela internet

Quero vender artesanato pela internet

Se você tem mãos de fadas e com um "sinsalabim" sabe fazer artesanatos incríveis, aquelas lindezas, coisas fofas, que encantam só de olhar e está interessado em vender sua arte e mágica pela internet. Seja muito bem vindo ao post, pode sentar e iniciar a leitura. Aceita um café?

No início do século XIX o grande marco e transformação econômica foi a revolução industrial. Mas a verdadeira revolução, tão valiosa e tão recente que vivemos em nosso cotidiano é a revolução do comercio eletrônico.

O comercio eletrônico é um grande facilitador entre o comprador e anunciante, ambos fazem suas escolhas a alguns clics de suas mãos em qualquer lugar que estejam e a qualquer hora que desejam.

Essa facilidade levou a pequenos artesãos, antes com vendas de porta em porta e utilizando o bom e velho boca a boca a chance de ampliarem suas vendas atingindo um público muito maior e cada vez mais crescente.

Mas há uma série de questões que você, pequeno artesão, precisa decidir antes de embarcar nessa empreitada.

Há pelo menos três maneiras de vender seu artesanato pela internet, três formas básicas, vejamos:

Utilizando sua própria loja virtual.

Quando se fala e-commerce, impossível não pensar na poderosa ferramenta de uma loja virtual. Esse modelo de negócio online é o mais explorado. Você precisará de uma plataforma e há um leque de escolhas e opções, tanto em versões pagas como versões gratuitas com limitações, é claro. E as decisões não param, além da plataforma é preciso escolher um bom sistema e opções de pagamento para oferecer, sistema anti-fraude, selo de segurança, investimento em Marketing, suporte pós venda, definição de logística e frete, no mínimo. A saga de uma loja virtual é gigante!   

Utilizando as redes sociais.

Se você já é usuário de redes sociais e está sempre antenado ao que acontece nessa aba virtual, porque não utilizar isso para alavancar suas vendas de artesanato? 
Você só precisa se organizar, tudo aquilo que é bem organizado, dá bons frutos. Aprenda a criar sua loja virtual gratuita no Facebook, aqui tem um passo a passo bem completo e ilustrado para você seguir e começar essa aventura. 

E por ultimo o ponto em que quero chegar.

Utilizando os Marketplaces especializados em artesanato.


Mas o que é maketplace? O marketplace em sua tradução literal é mercado e lugar. É também conhecido como Shopping Center Virtual, trata-se de um modelo de negócio relativamente novo no Brasil. A grande vantagem do Marketplace para o consumidor é que ele encontra uma diversidade de lojas e marcas em um só lugar. Para entender bem o que estou falando é sobre as empresas OLX, Mercado Livre e Bom negócio, por exemplo.

Mas a definição acima foi somente para lhe explicar de forma bem concreta sobre o que é Marketplace, a dica não é para você utilizar as empresas citadas, embora essa também não deixa de ser uma opção de vendas.

Só que há marketplaces especializados em artesanatos.  
Já pensou nisso?

Vamos ver aqui 4 desses marketplaces 

O primeiro e mais conhecido é o elo7

O Tunlup é uma ótima opção de marketplace

Tem também o Ateliweb

E nosso ultimo é o Artejá 

         
Em geral todos precisam da abertura de uma conta e cadastro de seus produtos. Você conta com a popularidade do próprio site, o que não impede a sua própria divulgação, mas te dá um certo conforto. 

As cobranças são uma taxa por cada venda realizada e em alguns caso poderá haver cobrança de uma taxa mínima mensal pelo uso da plataforma, em grosso modo é como se fosse um aluguel de sua loja virtual. É preciso entrar, se cadastrar e explorar para informações mais detalhadas.

E então, vamos mostrar ao mundo as belezas que suas mãos sabem fazer?

Beijos do meu core!
Até mais!! 

Nenhum comentário:

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!

Tecnologia do Blogger.