O que fazer quando o PIN do Google AdSense não chega?

PIN Google AdSense

Os produtos da empresa Google são realmente incríveis e não se acha em lugar nenhum, alguém que não queira adquiri-los. Para quem tem blog, o mais conhecido e querido é o AdSense, mas o que fazer quando o PIN do Google AdSense não chega no seu endereço? 

Hoje vou relatar minha experiência pessoal com esse dilema e tenho certeza que muita gente passa pelo mesmo e por não saber o que fazer acaba desistindo, mas calma, não é preciso desistir de nada, apenas leia o post e você verá que tem saída.

O AdSense é um sistema de afiliados da Google. Você insere blocos de anúncios em seu template e a medida que esses blocos vão sendo exibidos e ganham interação com o público através de clics, você vai sendo remunerado. 

O programa é ótimo, em geral toda pessoa que cria um blog quer se afiliar. A Google tem sido bem criteriosa e por vezes nega a afiliação de blogs que não estão de acordo com seus requisitos e por outras vezes chega a banir contas que desrespeitam seus critérios. Esse é um assunto muito extenso e onde eu quero focar é apenas a respeito do PIN, em especial quando não chega em seu endereço.

O meu blog conseguiu se afiliar muito rapidamente e isso me deu uma injeção de ânimo para prosseguir nesse empreitada, sem demora comecei a exibição dos blocos de anúncios em meu blog, super feliz com isso. 

Quando as interações dos leitores com os anúncios começam a acontecer você atinge um valor que o AdSense considera necessário enviar para sua residência uma carta com um PIN, trata-se de uma numeração que você deve inserir na conta e assim confirma seu endereço de cobrança. Foi aí que meu dilema começou :(

Um belo dia ao visitar minha conta vi a mensagem de que o PIN havia sido postado ao meu endereço. Ok, aguardei por meses e a correspondência não chegou. Em outro belo dia, apareceu uma mensagem dizendo que eu tinha o prazo de trinta dias para inserir o PIN e do contrário meus blocos de anúncios seriam retirados do blog :0

Gente, como assim??

Desapontada, comecei uma carreira contra o tempo. Não sabia o que fazer, não sabia a quem perguntar. E dá-lhe tio Google pra lá e pra cá, pesquisei muito e vi que eu poderia solicitar o reenvio do PIN. Muito atenta observei que faltava um complemento no meu endereço, alterei, deixei tudo bonitinho e solicitei o reenvio.  Já me sentindo aliviada, pois provavelmente não chegou da primeira vez pelo motivo do endereço incompleto.

Se isso estiver acontecendo com você, sem desespero! Peça o reenvio. Se precisar alterar o endereço, veja como se faz:
Como alterar o endereço do Google AdSense

Não tenho a tela de solicitação de reenvio, não guardei. Mas o aviso fica bem escancarado e destacado em vermelho na tela inicial da conta, você verá, só clicar, sem complicações.

Como entrar em contato com a Google.


Durante todo o processo eu tentei um contato com alguém que pudesse me ajudar, mas todas as minhas tentativas foram em vão. Nunca obtive nenhuma resposta satisfatória sequer, mas ainda assim, tentei pelo menos as três formas de contato.

Fui ao fórum várias vezes, nunca consegui ajuda de verdade, conseguia atenção, mas nada que pudesse me ajudar a resolver o problema. Veja:

AdSense Fórum de ajuda

Como você pode ver, muitas visualizações e poucas respostas, nenhuma satisfatória, até mesmo do especialista. Mas continuei na persistência!

Enviei e-mails para o AdSense, mas foi pior, só recebi respostas automáticas.
Email resposta automática

Observe que a resposta automática deixa claro que todos os recursos estão disponíveis na interface do AdSense.

Outra alternativa que também usei é enviando feedback. Não sei se você já ouviu falar do Google Feedback. É mais um serviço da Google, no caso do AdSense é só clicar em enviar comentários:

Enviar comentários

Feedback no Google AdSense

Eu enviei quatro feedbacks, esse da imagem foi o último. Em nenhum deles consegui resposta de ninguém. O Google Feedback trata-se de uma ferramenta que colhe suas críticas ou seus elogios, apenas para configurar uma possível melhoria, mas não te dá resposta de nada.

Mas então, como é possível entrar em contato com a Google?
A resposta é bem simples, não é possível! 
Você pode utilizar de todas formas que eles disponibilizam, mas não terá contato específico para resolução de um problema.  

O sistema de auto ajuda.


A Google trabalha por um sistema de auto ajuda, não há um suporte com atendentes, não há filas de espera, não há geração de protocolos, absolutamente nada disso. Talvez por causa da demanda gigante que teria de pessoas que não lêem as orientações.

Ao invés disso, ela criou o sistema de auto ajuda. Esse sistema te obriga a ler e se virar por conta própria até que consiga se auto ajudar. Há em algum lugar nos artigos Google uma informação e orientação para seu problema, você só precisa ler. Esse é o sistema de auto ajuda.

Aconteceu que passou meu prazo de trinta dias e consequentemente meus blocos de anúncios foram retirados do blog. Passou o prazo de envio do segundo PIN e ele também não chegou. Observei que ficou clicável a área de solicitação de reenvio e o fiz novamente e novamente não chegou. Solicitei por três vezes, como você pôde ver na imagem acima e nenhuma das vezes chegou, nunca chegou.

O que fazer quando o PIN do AdSense não chega?


Fiquei me perguntando isso por vários dias, não me sentia esgotada, estava decidida a recuperar os blocos de anúncios, afinal, quão injusto seria eu prejudicada. 

A essa altura, já havia lido que tinha uma forma de confirmar o tal PIN sem receber a correspondência via correio, isso pelo sistema de auto ajuda. Veja:
Sistema de Auto Ajuda

Tá, mas e daí? Como se faz isso? 
Simples, aguarde! 

Após a terceira tentativa frustrada de reenvio do PIN a tela de solicitação de reenvio não fica mais clicável, quando entrei nela pronta para solicitar incansável pela quarta vez, apareceu-me a informação de que eu poderia preencher um formulário e enviar a documentação que eles exigem. Apareceu com letrinhas bem pequenininhas, lembra-se? Sistema de auto ajuda!

Observe que a informação diz: se você estiver qualificado...
Mas como se sabe ou como se prepara para estar qualificado? 

Isso não sei te dizer exatamente, eu simplesmente fui fazendo as solicitações a medida que elas apareciam, fui acompanhando todo o desenrolar do processo, quando tentava contato, procurava ser no mínimo educada e o mais importante, nunca desisti do meu blog, sempre o alimentei e o gerenciei convicta de que eu teria os blocos de anúncios de volta. 

Eu não guardei a informação de que eu poderia confirmar o PIN através do envio de documentos para te mostrar. Fiquei tão feliz que não pensei nisso. Entrei no formulário, preenchi, digitalizei os documentos pessoais e enviei. No dia seguinte recebi o e-mail:
email confirmação
A minha conta que estava com o status inativa ficou ativa novamente, pude recolocar os blocos de anúncios para rodar. Uhuuuuuu!!!

Então é isso! Calma, muita calma! 
Para tudo há uma solução!

Se o PIN não chegou em seu endereço, seja paciente. Solicite o reenvio e aguarde! Vá acompanhando o processo, espere o prazo mínimo ou até máximo. Chegou? Excelente, problema resolvido! Não chegou? De novo? Repita o processo. Após a terceira tentativa frustrada de reenvio, você poderá confirmar da maneira que falo acima.

Isso é demorado e leva tempo. Mas se você for paciente e persistente, alcançará seu objetivo.

O post ficou um tantinho grande né? Porém maior ainda é o seu valor. Merece ser compartilhado?

Espero que sim, espero muito ter ajudado!
Beijão!!

3 comentários:

  1. Que post maravilhoso. Trabalho com blog ha anos e nao sabia disso. Muito obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  2. O meu demorou mais de 3 meses para chegar, já tinha quase desistido
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  3. Jack, ficou excelente o post!
    Como te falei é um post de ajuda mesmo, fizeste bem em escrevê-lo! Imagino que muita gente passa por isso.
    E sim, tá ilustrado como vc disse rsrsrs
    beijossss

    Blog Elaine Gaspareto- Dicas e tutoriais para blogs

    ResponderExcluir

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!

Tecnologia do Blogger.