Chocotone caseiro fácil

Chocotone caseiro fácil

O delicioso pão com formato de bolo ganha espaço nessa época do ano. Há quem goste do panetone tradicionalmente recheado com frutas cristalizadas, mas a grande pedida, a preferência nacional é o chocotone deliciosamente recheado com gotas de chocolate. Vamos fazer um chocotone caseiro fácil?

Essa receita rende 1 panetone de 500 gr ou 2 de 250 gr.
Os ingredientes são: 
240 gr de farinha de trigo
15 gr de fermento biológico fresco
3 colheres de sopa de água morna
2 e 1/2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de margarina amolecida
1 colher de sopa de essência de panetone
4 colheres de sopa de leite morno
3 colheres de sopa de leite em pó
1 ovo e 2 gemas
1 xícara de chá de chocolate picado (o conhecido gotas de chocolate) ou frutas cristalizadas no caso de fazer panetone.

Para começar você tem que fazer o que chamamos de esponja, ela serve para dissolver o fermento biológico fresco e isso faz com que a massa fique bem macia depois de pronto.

Na esponja você usa  3 colheres de farinha de trigo
15 gr (um tablete) de fermento biológico fresco
3 colheres de sopa de água morna
Junte tudo e bata bem até que consiga uma mistura homogênea, deixe reservado por 20 minutos em lugar abafado, pode ser dentro do micro-ondas desligado, estará pronto quando você observar um monte furinhos na massa. Veja a imagem:   

Chocotone caseiro fácil

Enquanto aguarda os 20 minutos de descanso da esponja, você pode iniciar a segunda massa. Junte na sequencia o restante da farinha de trigo, o açúcar, o leite em pó e misture-os mexendo. Em um copo bata o ovo e as gemas e acrescente em seguida. 

Chocotone caseiro fácil

Coloque também o leite e a margarina amolecida, ela não deve estar derretida, apenas mole, mexa e misture. Agora chegou a hora de acrescentar a esponja e também a essência de panetone, misture bem até que consiga uma massa lisa e elástica. 

Chocotone caseiro fácil

Estamos quase finalizando, a parte do chocolate é sempre a melhor, seja generoso e espalhe por todos os lados as gotas de chocolate, misture para incorporar e em seguida coloque na forma de papel própria para panetone. Deixe descansar por 40 minutos em lugar abafado para que possa crescer bem e verá que a massa dobrou de tamanho, nesse momento poderá levar ao forno. 

Chocotone caseiro fácil

O forno deve estar aquecido a 180 graus e assar por 30 minutos quando perceber que a parte de cima está dourada reduza o fogo para terminar de assar por dentro.
Depois do forno aguarde esfriar totalmente para embalar ou cortar.
É só servir e se deliciar!!!

Chocotone caseiro fácil

Essa é uma receita caseira simples e gostosa, além de fazer para consumir você pode vender, se quiser outras opções de sabores e recheios clique na imagem abaixo.


Chocotone caseiro fácil

Nahm nham!

Nenhum comentário:

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Sinta-se a vontade para interagir!!

Tecnologia do Blogger.