2 maneiras de disponibilizar arquivos para download em seu blog.

3/19/2019

2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Geralmente quem tem blog ou site vai sentir necessidade de compartilhar algum arquivo para seu visitante fazer um download, seja um e-book, uma planilha, imagens em PDF, não importa o arquivo ou assunto a ser tratado, uma hora essa necessidade vem e daí vem a dúvida também de como fazer isso?

Os blogs na plataforma WordPress trabalham com um plugin para isso, mas se você é da plataforma Blogger, como a minha, tem que usar uma ferramenta extra, não é nada difícil ou complicado, é uma ferramenta da própria Google. 

Nós estamos falando do Google Drive, um lugar incrível na nuvem que a Google disponibiliza para você usar gratuitamente e guardar seu arquivos dos mais diversos e variáveis possível. Praticamente todo mundo que conheço usa o Google Drive, compartilha arquivos dentro dele, a plataforma é uma belezura.

E de lá de dentro, nós podemos gerar um link para compartilhar determinado arquivo por esse link, daí viemos aqui no Blogger e no editor de texto de uma postagem disponibilizamos esse link que vai diretamente para o seu leitor, podendo este, baixar, fazer o download, ler, usufruir e ser feliz com o seu conteúdo.

Há 2 maneiras de disponibilizar arquivos para download em seu blog usando o Google Drive e eu vou ensinar as duas aqui, pode chegar mais perto, sentar e servir-se de um café que acabei de passar.

Antes, você precisa se certificar de que o seu Google Drive não está bloqueado para gerar link compartilhável. Há uma opção dentro do Google Drive que permite:

Só você ler o conteúdo 
Alguém com link ler o conteúdo
Qualquer pessoa ler o conteúdo na web

No caso é claro, vamos optar pela segunda alternativa e para isso faça assim:

Entre em seu Google Drive, selecione um arquivo de lá, qualquer um, se não tiver nada, você precisa antes colocar seus arquivos lá. É fácil, só clicar no botão + Novo, lado esquerdo e fazer o Upload.   

2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Vamos partir do ponto que você já está com seus arquivos salvos no seu Google Drive. Continuando o tutorial, clique sobre um arquivo que esteja lá, no momento que você clicar, um menu pequeno ficará visível, escolha o botão que a imagem está mostrando, observe que ele tem um nome, chama-se gerar link compartilhável, clique nele.


2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Veja que apareceu a mensagem, compartilhamento de links ativado. Então clique em configurações de compartilhamento.

Apareceu a tela que nos informa sobre quem pode ler o conteúdo do seu Google Drive, se estiver na opção Particular, somente você pode acessar, clique em alterar.

E perceba que aqui você decide quem mais vai acessar seu conteúdo. Um comentário rápido, em algum momento você já recebeu um zap zap de um link do Google Drive aberto? Pois, se sim, é porque o autor do mesmo permitiu que qualquer pessoa pudesse ir pra lá através da primeira opção Ativado: Público na Web. Esse não é nosso caso, só queremos disponibilizar um arquivo específico e não o Google Drive inteiro. Escolha a segunda opção. Ativado: qualquer pessoa com o link.

Pronto, agora já informamos ao Google Drive que ele pode deixar que outra pessoa leia o arquivo compartilhado, desde que essa tenha o link. Agora vamos ao passo a passo para transformar esse link e um download e de fato disponibilizar isso para o visitante no blog.

Primeira maneira de disponibilizar arquivos para download em seu blog usando o Google Drive.


Ao selecionar um arquivo e clicar no botão que gera um link compartilhável, como fizemos acima, você deve copiar este link, veja:


2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Mas, não queremos esse link por inteiro, apenas a parte alfa numérica que vem nele depois do id=, todos esses números e letras, veja:

https://drive.google.com/open?id=1CX2-NcISNRPwc3bmk6ziodYrnvqpA2ln

Então, essa parte destacada pintada de rosa, você vai copiar e colar a seguir deste código abaixo:

https://docs.google.com/uc?export=download&id=

O código finalizado ficaria assim:

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1CX2-NcISNRPwc3bmk6ziodYrnvqpA2ln

Compreendeu? Com esse código você permite que o download seja feito. O código em questão não é meu, deixaria aqui os devidos créditos, mas não sei de quem é e realmente não me recordo como consegui esse código, suspeito que o tenha conseguido através de um rapaz freelancer que me atendeu certa vez.

Aqui do meu blog, você não vai conseguir copiar essa parte que precisa ter para fazer a coisa funcionar, pois meu blog está protegido contra seleção de texto e o comando contrl c. Mas, não te deixarei na mão, benzinho! De jeito algum vou te fazer copiar escrevendo pois qualquer errinho não funciona. No final dessa postagem você verá. Aguarde e avante!


Segunda maneira de disponibilizar arquivos para download em seu blog usando o Google Drive.


A segunda maneira é também muito fácil, talvez até mais, pois aqui não vamos precisar do código acima, porém requer uma certa rapidez imprescindível. Vamos lá?

Faça assim, o início é do mesmo modo que de cima. Vamos imaginar que estejamos compartilhando os desenhos da turma da mônica, então selecione o arquivo e clique no botão para gerar o link compartilhável, agora copie o link e cole no navegador em uma aba ao lado, assim teremos acesso a visualização deste arquivo direto no Google Drive.


2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Agora, clique no botão para fazer o download, é aqui que está a grande sacada, assim que a página ao lado estiver carregando para iniciar o download dessa tela de visualização para seu computador, pare o carregamento, isso é importante, pare o carregamento, você terá que ser rápido, pare o carregamento e não deixe concluir. Veja:


2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive
Se você não conseguir pausar o carregamento, ele vai fazer o download dessa tela de visualização para o seu computador, nesse caso um arquivo em PDF dos desenhos e não é isso que estamos buscando, o que queremos é só o link. Se você não conseguiu ser rápido, não há problema, feche e faça-o novamente, clique no botão download e quando a página estiver abrindo, pare o carregamento imediatamente. Só clicar no X para pausar  o carregamento. 


2 maneiras de disponibilizar arquivos para download no blog usando o Google Drive

Conseguiu? Agora copie o link dela, dessa página pausada, este é o link exato que estamos procurando, é ele que você vai disponibilizar em seu blog para compartilhar arquivos para download.

Belê? Essas são as 2 maneiras e agora você pode sair disponibilizando qualquer arquivo em seu blog para seu público fazer download, não tem desculpas para não fazê-lo, se não conseguir por uma, pode tentar a outra, o importante é que o seu leitor esteja satisfeito.

De que jeito posso representar que o arquivo está disponível para download?


Certo, há também duas maneiras simples para isso, a primeira é através de uma imagem e a segunda através de um texto clicável. Lembra-se que ali em cima te disse que te entregaria o código da primeira maneira? Pois bem, clique no botão abaixo e você fará o download de um bloco de notas com o código, assim a gente já testa se esse tutorial de disponibilizar arquivos para download no blog funciona ou é só balela.


Ou se preferir, você pode também 


E aí? Funcionou?
Legal, veio diretamente do meu Google Drive para você, leitor querido meu!
Diretamente do meu blog veio esse tutorial mega importante se você o estava buscando!
Diretamente do meu core a satisfação em te atender!

E aí? Você pode me dizer se gostou aqui diretamente na caixa de comentários?
Ou pode compartilhar o post para ajudar diretamente outras pessoas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, fico muito feliz por você ler meu blog e agradeço demais por você se dispor a comentar nele. Seu comentário não aparece automaticamente, ele passa antes por uma moderação e para ter sua foto no ícone, você precisa estar logado na sua conta Google (G-mail). Sinta-se a vontade para interagir!!



Topo